domingo, 9 de dezembro de 2012

Escuchame


Longe de mim querer cobrar algo de alguém. Não se trata, ao menos dessa vez, de lançar indiretas. Classifiquemos como um breve relato de anos de observação com intuito de provocar reflexão. E somente pela reflexão já me dou por satisfeito.

Eis o caso: ainda me surpreendo com o egoísmo das pessoas. Já escrevi diversas vezes sobre o ato de ouvir, como é raro encontrar alguém disposto a ouvir. Corrigindo: Escutar! Eis a sutil diferença... Há os que só sabem ouvir, mas, felizmente, os que sabem escutar. Aqueles que estão dispostos a dedicar um minuto, que seja, ao  outro.

Muitos querem falar, mas quase ninguém quer escutar. Escutar é difícil, dói. Transporta-te à dimensão do outro, retira-te do casulo aconchegante em que repousas e te mostra uma realidade às vezes paradisíaca, às vezes aterrorizante. Nem todo mundo está disposto a descobrir qual realidade nos será mostrada. Nem todo mundo...

Vale lembrar que quem sempre escuta, pode passar a apenas ouvir; já que escutar deixa marcas e nem sempre das boas... Não dá pra arriscar ouvindo qualquer um. E não há nada pior que esse ouvir, um ouvir de desprezo, de pouco importa. Então, cuidado... É sempre bom ter cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário